Na madrugada do dia 20 de outubro, policiais da 35ª DP e do 13º BPM, com o apoio da Divisão de Operações Especiais, desencadearam a operação Velho Cangaço e prenderam quatro indivíduos: 28, 31, 34 e 37 anos, pelos crimes de porte de arma e extorsão mediante restrição de liberdade.
Após dois meses de investigação, os policiais identificaram três indivíduos que no mês de agosto, com o pretexto de cobrar uma dívida, mediante grave ameaça com o emprego de uma arma de fogo constrangeram um empresário, o levaram de forma compulsória a sua residência localizada na QMS, Sobradinho II, local em que o mantiveram preso por mais de 10 horas e subtraíram todos os objetos do domicílio e uma quantia dinheiro.
O crime foi planejado por um ex-funcionário da vítima que possuía uma dívida trabalhista com o empresário.
O suspeito planejou o delito com outros dois indivíduos entre eles estava um velho conhecido da 35ª DP, o qual é temido na região de Sobradinho II e Fercal.
No momento em que foi preso em decorrência do mandado de prisão por uma equipe da PMDF – GTOP 33, havia um indivíduo fazendo a sua segurança portando uma arma de fogo. Foi apreendida uma pistola calibre 9 mm e nas residências dos presos foram localizados vários objetos subtraídos na ocasião do crime