A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Grupo Tático Ambiental – GTA do BPMA e orientados pelo serviço de Inteligência do CPESP, foi até a quadra 18 da FERCAL II, para averiguar denúncia de criação irregular de aves silvestres sem autorização.
Chegando ao local, os policiais perceberam do lado de fora do portão 04 gaiolas contendo aves silvestres. Feito contato com o morador do imóvel, este disse que os animais eram de sua propriedade e que “sabia que era errado criá-los sem autorização”.
Diante do exposto, foi confeccionado um TCO PMDF em seu desfavor e, após todos os trâmites, ele foi liberado no local. Ao término da situação acima, a equipe recebeu nova informação do Serviço de Inteligência do CPESP, de que a 3km dali, na quadra 09, havia diversas gaiolas penduradas na parede da varanda da casa contendo aves silvestres.
Imediatamente, a equipe foi ao local e, após constatar o crime ambiental, tomou as mesmas medidas descritas anteriormente. No endereço, foram encontradas 13 gaiolas contendo 14 aves silvestres das mais variadas espécies. Ao final, todos os animais apreendidos nas duas ocorrências foram levados ao BPMA para posteriormente serem entregues ao CETAS-IBAMA.