Conheça as principais estratégias e saiba como se defender dos cibercriminosos
Brasília, 13 de julho de 2022 A crescente oferta de serviços por canais digitais tem facilitado a vida de consumidores de diversos segmentos. No entanto, o uso da tecnologia que proporciona conforto e comodidade requer bastante atenção e cuidados constantes dos usuários.
A Neoenergia Brasília preparou uma série de dicas para ajudar os clientes a conhecerem e se protegerem de eventuais tentativas de golpes virtuais. Confira:
• A distribuidora não envia mensagens proativas nas redes sociais solicitando informações pessoais e financeiras dos seus clientes. Nos casos em que o internauta menciona o perfil da Distribuidora em uma postagem, nossos colaboradores podem fazer contato inbox, por meio do nosso perfil oficial @neoenergiabsb, para verificar casos pontuais do atendimento.
• Caso desconfie de alguma mensagem, acesse diretamente o site ou entre em contato por meio dos canais de relacionamento.
• Nunca clique em um link ou abra um anexo em uma mensagem que solicite informações confidenciais ou pagamentos. Provavelmente é uma tentativa de phishing (uma forma de fraude na internet, onde um hacker tenta fingir ser uma pessoa ou organização legítima com intuito de roubar informações).
• Confira sempre os dados do perfil ou endereço de e-mail que enviou a mensagem, pois eles podem ser bastante similares ao original, mas sempre com modificações sutis, que podem identificar a fraude.
• A Neoenergia Brasília envia mensagens de SMS com caráter meramente informativo sobre serviços ou pendências comerciais. Desconfie desse tipo de mensagem acompanhada de link.
• Antes de concluir o pagamento de um boleto, confira se o nome da distribuidora está como destinatária do pagamento. Os golpistas podem alterar o código de barras, mas o nome do beneficiário, no caso de golpes, é de pessoa física.
• A Neoenergia Brasília não envia mensagens proativas através do WhatsApp. Caso receba alguma solicitação da concessionária através deste canal, desconfie. O WhatsApp da empresa possui um selo de verificação embaixo do nome salvo e o único número disponibilizado para o atendimento aos clientes é (61) 3465-9318.
Nunca abra qualquer conteúdo, seja ele um link ou um arquivo anexo em uma mensagem suspeita nas redes sociais ou e-mail. Uma boa dica é não usar as mesmas senhas para o seu banco e outros sites e sempre ficar atento na hora de clicar em algum link recebido por qualquer meio de comunicação (e-mail ou rede social).
Para concluir, a distribuidora preparou em sua página na Internet algumas informações das empresas parceiras no processo de recuperação de crédito: https://www.neoenergiabrasilia.com.br/Paginas/Fornecedores.aspx.