Uma onda de calor passa por diversos países da Europa Ocidental, especialmente Espanha e Portugal, onde há incêndios e alertas para que as pessoas se protejam. As temperaturas também estão mais altas do que o normal na França e no Reino Unido.
Com as mudanças climáticas causadas pelo homem provocando secas, espera-se que o número de incêndios florestais extremos aumente 30% nos próximos 28 anos, de acordo com um relatório da ONU de fevereiro de 2022.
O aumento das temperaturas em Portugal obrigou as autoridades a colocar mais da metade do país em alerta vermelho, nesta terça-feira (12), e enviar centenas de bombeiros para combater as chamas na região central em meio a uma onda de calor.
As temperaturas em Portugal, atingido pela seca, devem ultrapassar 40ºC, disse a agência meteorológica do país, IPMA.
Espanha
A vizinha Espanha também enfrenta alto risco de incêndios florestais, com as regiões de Extremadura, Castela e Leão entre as principais preocupações, disseram as autoridades. A província de Ourense, no noroeste, estava em “alerta vermelho”, já que as temperaturas deveriam chegar a 42°C.
França
Em algumas regiões da França, a temperatura chegou a 39ºC.
A expectativa é que a onda de calor dure pelo menos oito dias, de acordo com o órgão de previsão do tempo Météo France.
Não se espera que as temperaturas batam recordes, mas ainda assim há alertas para que a população fique atenta.
Reino Unido
Houve um encontro no governo para discutir a possibilidade de risco de vida se as temperaturas alcançarem 40ºC. Um plano está sendo feito para mitigar os efeitos do calor.
A agência de saúde pode emitir um sinal de alerta.
Por Agência Brasil