O frio pegou os brasilienses de surpresa. Para hoje, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a temperatura mínima será de 10°C, enquanto a máxima será de 27°C. A umidade relativa do ar terá mínima e máxima de 25% e 75%, respectivamente.
A capital federal também registrou ontem uma baixa temperatura no período da manhã, com mínima de 10°C e sensação térmica de 5°C. De acordo com o Inmet, o clima permanecerá assim durante o fim de semana.
O declínio na temperatura ocorreu devido a uma massa de ar polar que chegou ao país na quarta-feira. Segundo o Inmet, a brusca variação climática pode provocar ataques alérgicos e causar choque térmico no corpo.
No sábado e no domingo não devem ocorrer mudanças significativas de temperatura. A mínima, conforme o instituto, será de 11°C e a máxima de 29°C. A umidade relativa do ar deve aumentar, com mínima de 30% e máxima chegando a 80%.
Chuvas isoladas
A chuva também chegou mais cedo. Embora não haja registros oficiais, o Inmet recebeu relatos de precipitações em áreas isoladas — Setor de Rádio e TV Sul, Octogonal, Planaltina e Recanto das Emas. No ano passado, a primeira precipitação de agosto foi no dia 31. Não há previsão de chuva entre hoje e domingo, segundo o Inmet.