Por mais de duas horas, um incêndio florestal de média proporção queimou 13 hectares da Floresta Nacional de Brasília (FNB) na tarde deste sábado (13/8). As chamas consumiram a vegetação na altura do cemitério de Taguatinga Norte, perto da BR-070.
Segundo um dos oficiais de informações públicas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), no fim da tarde, havia pontos dentro da área queimada que produziam fumaça. “O incêndio chegou a ameaçar um quiosque, que foi preservado por nossas equipes”, informou o capitão Hélio Marçal.
Um dos 15 bombeiros que atuou na ocorrência — com três viaturas — foi o aspirante oficial do CBMDF Gabriel Sousa. Ele conta que, primeiro, a equipe apagou os focos de incêndio à beira da pista. No local, havia uma grande fumaça que atrapalhava o fluxo do trânsito. “A gente finalizou essa prioridade e, depois, focamos no incêndio dentro da Flona”, explica.
Sobre o quiosque, o militar informou que o principal perigo eram as chamas consumirem o lixo próximo do estabelecimento, material facilmente inflamável neste período de seca com baixa umidade. Para evitar incêndios como esse, Gabriel destaca o trabalho de prevenção feito pela Operação Verde Vivo, do Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM), em áreas rurais.
Com informações: Correio Braziliense