A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nessa quinta-feira (18/8), a Operação Arquimedes e prendeu, temporariamente, o último integrante de um grupo que roubava cofres de postos de gasolina do DF. Os agentes também cumpriram seis mandados de busca em Samambaia e Recanto das Emas.
A investigação apontou que os roubos eram praticados por uma associação criminosa armada, atuante há pelo menos um ano. Dois integrantes do grupo já haviam sido presos em abril e outro, na última quarta-feira (17/8). O último comparsa, 29 anos, detido ontem, também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele tem passagens na polícia por outros roubos e furtos.
De acordo com a PCDF, os frentistas dos postos eram rendidos com pistolas e amarrados. Em seguida, os envolvidos usavam expansores hidráulicos para destruir a concretagem dos cofres no chão.
O grupo agia na madrugada e utilizava luvas, máscaras e veículos roubados com placas clonadas. Em um dos roubos dos veículos usados, os indivíduos dispararam contra o dono do carro. Em outra ação, realizada em fevereiro, um dos autores caiu na vala de troca de óleo, frustrando a empreitada.
Os integrantes do bando vão responder pela prática de quatro roubos e associação criminosa armada