Frente fria provoca a primeira neve do inverno brasileiro

A frente fria que provocou a primeira neve do inverno, na madrugada desta sexta-feira (19/8), na Região Serrana de Santa Catarina, chegou ontem às regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguirão em queda nessas regiões, pelo menos, até domingo. O frio também deve avançar para a Região Norte.

Na cidade catarinense de Bom Jardim da Serra, além da neve, os termômetros registraram -6,4°C, a menor temperatura da Região Sul neste ano. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, Inmet, a precipitação de neve e chuva congelada no Sul é consequência do ciclone extratropical que trouxe umidade para o Continente. “Atrás da frente fria, essa massa de ar polar ajudou a induzir essa queda de neve”, explicou.

O avanço da frente fria causará, na Região Norte, o que os especialistas chamam de friagem, com baixa nas temperaturas no Acre, em Rondônia e no Amazonas. No Sudeste, o frio atinge todos estados, com possibilidade de recorde das temperaturas mínimas. Há previsão de geada na Serra da Mantiqueira. No Centro-Oeste, a previsão para Campo Grande (MS) é de mínima de 7°C.

No Rio de Janeiro, foram registradas rajadas de ventos de até 88km/h, em Copacabana, na Zona Sul da cidade, que está em estado alerta para ocorrência de vendavais. A Marinha emitiu alerta de ressaca para quase todo o litoral do Sul e do Sudeste e para a parte sul da costa nordestina.

A expectativa dos meteorologistas, entretanto, é que o tempo volte a esquentar a partir de amanhã. Até lá, as cidades que esperam baixas temperaturas estão se preparando para acolher a população mais vulnerável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat