Após 109 dias sem chuva, volume de água no Descoberto cai a 62,6%

O reservatório do Descoberto, principal responsável pelo abastecimento do Distrito Federal, opera, nesta quarta-feira (24/8), com 62,6% da capacidade total, segundo o monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Mesmo com o nível baixo, a Adasa garante que não há risco de desabastecimento no DF. De acordo com a empresa, o valor de referência para o volume do Descoberto em agosto é de 59%; por isso, ainda está dentro da normalidade.

São 109 dias sem chuvas na capital federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve continuar seco, abafado e sem previsão de chuva no DF. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 20%.

“É uma precisão normal para o mês em que nós estamos. Umidade baixa, tempo seco e sem previsão de chuva por mais algumas semanas. Quando a chuva voltar a cair, será de forma isolada”, comentou o meteorologista Mamede Luiz Melo.

Em setembro, a média do volume do Descoberto é de 48%. O mês que deve chegar ao nível mais baixo é outubro, com 41%. O segundo reservatório mais importante do DF, o Santa Maria, está com 85,4% da capacidade total.

Com a chegada da chuva constante na capital federal, o nível dos reservatórios deverá voltar a subir. Até lá, o pedido da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é de que o brasiliense continue a consumir água de forma consciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat