O redemoinho gigante fez trabalhadores rurais correrem de susto em uma fazenda de Santa Bárbara de Goiás, a 50km de Goiânia. As imagens mostram quando o fenômeno começa com uma intensidade média, depois vira uma ‘grande nuvem’ e vai se arrastando pela terra .
As imagens foram feitas na manhã de terça-feira (23). Rosimário Vitalo de Jesus conta que estava com os colegas de trabalho fazendo o preparo do solo em uma lavoura de soja, quando viu que o redemoinho se aproximando.
O trabalhador ainda contou que o redemoinho durou cerca de 10 minutos e chegou a mais de 40 metros de altura.
Fenômeno
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que os fenômenos são comuns em períodos secos.
“A formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira’”, explicou.
Ainda segundo André, esses redemoinhos podem ter desde alguns centímetros até vários metros de altura. Além disso, em sua maioria, eles são breves e duram apenas alguns minutos.
Com informações G1 GO