A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou nesta quarta-feira (28/9) que terá esquema especial durante as eleições. De acordo com planejamento, as 610 escolas que funcionarão como locais de votação terão policiamento reforçado. Contudo, não há, até o momento, previsão de fechamento de vias.
Ainda conforme a pasta, de forma integrada, órgãos locais e federais atuarão em apoio ao pleito eleitoral, que ocorrerá no próximo domingo (2/10).
A SSP-DF detalhou que o protocolo de ações integradas que será colocado em prática no dia da votação, assim como os dias que o antecedem, foi pactuado após reuniões de alinhamento com as forças de segurança do DF.
Além de ações de policiamento e proteção de locais de votação e apuração de votos, a segurança de juízes eleitorais e a prevenção e monitoramento de crimes eleitorais. Haverá, ainda, reforço das equipes de atendimentos de emergência, de delegacias e batalhões, escolta de promotores públicos e juízes eleitorais e ações de segurança em vias e rodovias.
“Após avaliação de cenários e, também, experiência em pleitos anteriores, elaboramos um plano de atuação com atribuições para órgãos locais e federais. Além disso, todo o processo será monitorado por meio de servidores em campo e câmeras de videomonitoramento, com imagens que serão encaminhadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob)”, explica o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.
“Teremos, ainda, o gabinete de gestão estratégica, que será composto por representantes da SSP/DF, do alto comando das forças de segurança e de setores estratégicos do governo local e federal, que também estarão no Ciob. A atuação conjunta e próxima possibilita a tomada de decisões mais ágeis e efetivas, com possibilidade de ajustes no planejamento prévio, quando necessário”, completa Danilo.
Intervenções no trânsito
A Esplanada dos Ministérios permanecerá sem intervenções de trânsito ou pedestres no dia da votação, o que ocorrerá somente em caso de necessidade, conforme avaliação do gabinete de gestão estratégica. “Estaremos durante todo o dia fazendo o monitoramento da Esplanada e, também, nas proximidades de locais de votação. Desta forma, qualquer mudança poderá ocorrer para garantia da segurança nesses locais”, afirma o titular da SSP/DF