ENERGIA SOLAR CRESCE MAIS DE 100% EM TODO O DISTRITO FEDERAL

Neoenergia Brasília disponibiliza canal exclusivo para dar agilidade ao atendimento de demandas para esse tipo de cliente

Brasília, 6 de outubro de 2022 –A preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e a economia na conta de luz são fatores que contribuem para a busca de fontes alternativas de geração de eletricidade. E o grupo Neoenergia é pioneiro na transição energética brasileira. O Distrito Federal apresenta condições climáticas e geográficas ideais para potencializar, por exemplo, a matriz fotovoltaica solar. Prova disso é que a Neoenergia Brasília registrou um crescimento de 101% nos pedidos de conexão de energia solar, quando comparado com o ano de 2021. Hoje são 7.162 clientes residenciais e 647 clientes comerciais, industriais e poder público com usinas solares em funcionamento na capital federal.

“Oferecemos oportunidades para que o brasiliense tenha acesso às informações sobre os assuntos relacionados à energia e, neste caso, um tema importante é a geração de energia limpa, renovável e sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, sem resíduos e sem ruídos”, explica do diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília, Gustavo Álvares. “É fundamental que os clientes tenham canais cada vez mais eficientes para um atendimento de excelência por parte da distribuidora”, completa.

Diante dessa crescente, a distribuidora atua otimizando processos, como por exemplo, a disponibilização do projeto modelo para auxílio da solicitação e a ampliação do atendimento por meio de um Call Center exclusivo para esse tipo de clientes.

Agora é possível, pelo telefone 0800 2222 502, consultar prazos, tirar dúvidas, solicitar vistorias, pedir 2ª via, além de dar sugestões/reclamações sobre o processo. O horário de atendimento vai de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA – A energia solar também é conhecida como Geração Distribuída (GD), termo dado à energia elétrica gerada pelos clientes e conectada à rede de distribuição, por meio de instalações em residências, pontos comerciais ou rurais. Esse modelo conta com pequenas centrais geradoras que utilizam fontes renováveis de energia elétrica ou cogeração qualificada, conceito definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Um dos maiores benefícios de se gerar energia elétrica sustentável, como a energia solar, é o fato de contribuir com o meio ambiente. Isso porque ela é originada a partir de fontes renováveis e que não geram impactos ambientais.

Outra vantagem é que os clientes que optam por ter sistemas de geração participem do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Dessa forma, eles contam com a Neoenergia Brasília para injetar, na rede, o excedente da sua geração, como se fosse uma bateria. Toda energia injetada será deduzida em sua fatura, podendo também, na modalidade de autoconsumo remoto, ser destinada para outras unidades beneficiárias sob mesma titularidade do cliente gerador. Isso sem falar na isenção de bandeiras tarifárias e de ICMS até o fim deste ano.

Há também ganhos para a eficiência do sistema elétrico, já que não existem perdas na transmissão dado que a geração é feita junto à carga, bem como fonte sustentável com baixo impacto ambiental.

A microgeração distribuída é referente à uma central geradora de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 75 quilowatts (kW). Já a minigeração distribuída diz respeito às centrais geradoras com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW.

ORIENTAÇÕES -Com exceção dos clientes livres, qualquer unidade consumidora pode instalar energia solar e obter os benefícios da geração distribuída desde que apresente o projeto técnico junto à distribuidora e obtenha o seu parecer de acesso, além de obedecer aos requisitos da Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 e subsequentes.

O consumidor “livre” de energia é aquela unidade consumidora com demanda contratada acima de 1.000Kw que pode comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores, podendo escolher qual será o seu fornecedor de energia. O relacionamento com a distribuidora local é mantido, com a contrapartida do pagamento do uso do sistema de distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat