A limpeza dos vitrais começou a ser feita na quarta-feira (5/10) por profissionais que praticam rapel. Também serão realizados reparos como pinturas do campanário e da cúpula do meio para deixar um dos cartões postais da cidade pronto para as festividades
Após dois anos de espera, devido à pandemia, os fiéis poderão retornar à Catedral Metropolitana de Brasília para os festejos do aniversário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, no dia 12 de outubro. Como forma de preparar o monumento para a comemoração, o Governo do Distrito Federal iniciou nesta quarta-feira (5/10) o processo de limpeza dos vitrais da Catedral. O trabalho continua na quinta-feira (6/10).
A ação é realizada pelo GDF Presente — o programa de reparos da Secretaria de Governo (Segov) do GDF realizado nas 33 regiões administrativas. A limpeza está sendo feita por profissionais praticantes de rapel, presos por cordas fixadas no alto da igreja. Para o procedimento, são utilizados esfregões, detergente desincrustante e uma mangueira de hidrojato. O coordenador regional do GDF Presente, Alexandro César Oliveira relatou que, além da limpeza, também serão feitos outros reparos. “Realizaremos também as pinturas do campanário, da cúpula do meio e do gradeado que fica entre os vitrais, além do cuidado com a área verde”, explicou o coordenador.
Com tudo pronto para a festa, a expectativa é que mais de 60 mil fiéis participarão da comemoração da padroeira brasileira. A festa terá início às nove horas da manhã do dia 12/10 com a Missa das Crianças celebrada pelo padre Jomelito Ferreira de Melo e se encerrará com a procissão da imagem de Nossa Senhora Aparecida. As celebrações da Festa de Nossa Senhora Aparecida serão transmitidas, ao vivo, pela TV Canção Nova, Renascidos em Pentecostes e pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília. A programação completa pode ser encontrada no site da Arquidiocese de Brasília: arqbrasilia.com.br/.
Com informações: Correio Braziliense
Fotos com equipe de limpeza: Ed Alves/CB/D.A Press)