O transporte público do Distrito Federal atuará de forma ampliada e estendida nos dias 13 e 20 de novembro em função das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida visa beneficiar os estudantes que necessitam usar o transporte coletivo.
Também na segunda-feira (14/11), com o ponto facultativo para os servidores públicos, e o feriado nacional na terça-feira (15/11), haverá alterações no funcionamento das linhas de ônibus e de metrô no DF.
Para atender a demanda dos cerca de 62 mil estudantes que vão prestar o exame do Enem, o Metrô funcionará uma hora a mais neste e no próximo domingo, indo das 7h às 20h. No caso dos ônibus, haverá um reforço de viagens nas linhas que atendem os locais de prova.
O aumento da circulação dos coletivos será a partir das 10h, devido à abertura dos portões marcada para às 12h, e depois a partir das 17h, com o término da prova. As linhas podem ser consultadas no site DF no Ponto. O serviço de transporte semiurbano – as linhas do Entorno – terá operação normal.
As empresas operadoras dos ônibus vão ampliar o atendimento conforme a demanda. Não há previsão legal para uso do passe livre estudantil nos deslocamentos para as provas do Enem.
Ponto facultativo e feriado
Devido ao feriado da Proclamação da República, na terça-feira (15/11), o governo federal e o GDF decretaram ponto facultativo para os servidores públicos na segunda-feira. Por conta disso, no dia 14, as empresas de ônibus vão operar com a tabela horária de dia útil. E, no dia 15, os ônibus circularão nos horários da tabela de domingo.
Já o Metrô, terá funcionamento normal na segunda-feira (14/11), das 5h30 às 23h30. No feriado de terça-feira (15), os trens terão viagens das 7h às 19h.