A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25/11), a operação Endgame que resultou na prisão de integrantes de uma associação criminosa especializada em roubo. Os agentes cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em Valparaíso, Cidade Ocidental, Vicente Pires e Samambaia.
Segundo as investigações da 38ª Delegacia de Polícia, o grupo é suspeito de ter praticado nove roubos de março a maio de 2022, quatro deles em Vicente Pires. Os alvos dos autores eram transeuntes e a ação normalmente era realizada em duplas.
Os criminosos se aproximavam das vítimas usando um veículo HB20 ou Ford Ka. O passageiro descia do automóvel e, com uma arma de fogo, rendia a vítima e exigia os pertences. Após o roubo, o autor voltava para o veículo do comparsa e ambos fugiam do local.
De acordo com a PCDF, em alguns dos crimes praticados, após consumar a subtração, os envolvidos efetuaram disparos de airsoft, demonstrando que alguns dos crimes eram cometidos com simulacros de arma de fogo.
Os indivíduos foram indiciados por associação criminosa e roubo circunstanciado. As penas podem superar 20 anos de prisão.