Agendamento nos CRAS agora será somente online e por telefone

Com o objetivo de otimizar os serviços da Rede de Assistência Social do Distrito Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai realizar o agendamento dos atendimentos socioassistenciais de suas unidades em um novo formato, mediante acesso: pelo site da Sedes (www.sedes.df.gov.br), pelo telefone 156 e, na segunda-feira (12), em oito agências do Banco de Brasília – BRB.

São elas:

Agência Ceilândia Norte (QNN 25, conj. C, lotes 2/4)

Agência Samambaia (QN 206, lote 01, conj A)

Agência Paranoá (Praça Central, Área Especial, Lote 2)

Agência Santa Maria (Quadra Central 01, lote 10, bloco B)

Agência P Sul (Quadra Central, conj C, lote 24, ADE Centro Norte)

Agência Planaltina (SHD, bloco J/A)

Agência São Sebastião (Centro de Multiatividades, lote 6, centro)

Agência Recanto das Emas (Quadra 203, lote 15, avenida Recanto das Emas)

O horário de funcionamento das agências será de 8h às 16h.

Os agendamentos serão realizados para o mês de dezembro em unidades que ainda possuem vagas para este mês, bem como para a primeira quinzena do mês de janeiro de 2023, em todas as unidades da Secretaria (29 CRAS, 14 postos da Organização da Sociedade Civil parceira, 7 Postos do “Na Hora”, Posto Avançado do Setor Comercial Sul). Serão, ainda, disponibilizadas vagas de atendimento em mutirões e ações concentradas organizadas pela Secretaria sempre que necessário.

Segundo a Secretaria, a mudança da sistemática é uma etapa necessária à ampliação dos meios de agendamento disponíveis à população do Distrito Federal, que está sendo implementada pela SEDES. Desse modo, não mais serão realizados agendamentos diretamente nos CRAS. Contudo, a recepção das unidades estará apta a orientar os usuários da Assistência Social na realização dos agendamentos via site.

Atrelado à alteração da sistemática de agendamentos, a pasta executa um projeto de crescimento do número de CRAS no Distrito Federal, que representa um incremento de mais de 30% na rede instalada, com abertura de novos espaços e contratação de novos servidores públicos.

Novo sistema

Além do agendamento direto no site da Secretaria, as vagas poderão ser preenchidas via telefone 156, com atendimento humano e pessoalmente em oito agências do BRB, para facilitar o acesso às pessoas que não conseguem agendar pela internet, seja por exclusão digital, ou por dificuldades na compreensão do sistema. É importante ressaltar que essas agências farão o agendamento presencial apenas na segunda-feira (12). Já pelo telefone 156 e pelo site serão abertas novas vagas diariamente.

Ao acessar um dos canais indicados, o cidadão já vai ser informado sobre o dia e o horário do atendimento, que acontecerá no mais tardar em janeiro.

Realizado o atendimento socioassistencial, não há necessidade de novos agendamentos. A solicitação deve ser acompanhada pelo aplicativo e-GDF, mediante inserção do número do CPF.

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