Passageiros do Distrito Federal que dependem do sistema metroviário enfrentam transtornos nesta terça-feira (28/2). Todas as estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) amanheceram fechadas, devido a um problema de sinalização no sistema. O resultado são paradas e ônibus lotados e trânsito pesado no começo desta manhã.
Em nota enviada à reportagem, a Metrô-DF confirmou o fechamento de todas as estações e informou que “as equipes de manutenção estão em campo” para averiguar a situação.
“O Sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. O sistema impede a aproximação deles e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha”, detalha a empresa.
Ainda não há previsão para reabertura dos portões dos terminais. As falhas, segundo a Metrô-DF, podem ser causadas por ocorrências diversas, como:
Raios;
Curtos-circuitos;
Queda de energia;
Atos de vandalismo;
Rompimento de cabo ou de fibra óptica;
Defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via;
Falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados.
Faixas exclusivas
A companhia comunicou que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) recebeu informações sobre o problema e que a pasta determinou reforço nas linhas de ônibus.
As faixas exclusivas de ônibus não foram liberadas para carros de passeios. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a mudança não se faz necessária porque “as medidas para amenizar o tráfego intenso nas rodovias distritais nos horários de pico já são realizadas todos os dias com as operações de reversão de fluxo”.