A Polícia Militar do Distrito Federal continua com ações que visam combater os crimes ambientais e a criação irregular de animais da fauna silvestre continu. Na manhã desta quinta-feira (2), em Planaltina-DF, a ação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Grupamento de Operações no Cerrado (GOC), que foi acionado via COPOM para averiguar situação de criação irregular de aves silvetres.
Durante a ação, a equipe do GOC/BPMA lavrou um TCO por crime ambiental de criação irregular de aves da fauna silvestre, com base no Art. 29 da lei 9605/98. Foram apreendidos três pássaros silvestres, três gaiolas, dois alçapões e um pen drive contendo cantos de pássaros utilizados para atrair os espécimes para a captura. Todos os animais aparentavam estar em bom estado de saúde e foram encaminhados para o CETAS/IBAMA para posterior reintegração ao ambiente natural.
A criação irregular de animais da fauna silvestre é um crime previsto em lei e pode ter consequências graves para os infratores. A polícia continua a realizar operações e investigações para identificar e combater os crimes ambientais na região, visando preservar a biodiversidade da região e garantir que os animais possam viver em seus habitats naturais, livres de maus-tratos e exploração indevida.