O Batalhão de Rotam, quando em patrulhamento em Planaltina, por volta de 17h, foi acionada, via rádio, para verificar situação onde um homem estaria portando ilegalmente arma de fogo;
Ao chegar no local a equipe avistou uma pessoa com as características informadas, parada em frente a residência. Foi realizada a abordagem e busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado.
O indivíduo informou que é armeiro e ao realizar busca na residência, foram encontradas duas armas de fogo que não possuíam registro.
O homem foi encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia para providências.
Mais tarde, por volta das 22h, em Samambaia, outra equipe em patrulhamento, nas proximidades da QR 433, avistaram um veículo parado. E que ao se aproximarem, visualizaram quatro pessoas no interior do veículo. E neste momento, os passageiros do banco de trás se abaixaram, na tentativa de esconder da viatura.
Foi realizado a abordagem ao veículo. Na busca pessoal dos ocupantes do veículo, nada de ilícito foi encontrado, porém na busca veicular, no banco de trás, foi encontrado uma arma de fogo e cinco cartuchos de munição intactas.
Um desses indivíduo assumiu a propriedade da arma, informando que nenhum dos outros ocupantes sabiam que ele estava portando arma de fogo. Informou, ainda, que pegou uma carona até essa quadra, com a intenção de vender um celular, não esclarecendo por que motivo portava a arma de fogo.
Diante disso, foram apresentados à 26 Delegacia de Polícia.