No Distrito Federal, a encenação da Paixão de Cristo, no Morro da Capelinha, em Planaltina, será realizada nesta sexta-feira (7). Com o objetivo de garantir a segurança dos participantes e a fluidez no trânsito, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) preparou um planejamento operacional para o dia do evento.
O plano envolve ações específicas das forças de segurança – polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran). As secretarias de Saúde (SES), de Mobilidade (Semob), Turismo (Setur) e DF Legal, Samu, Cruz Vermelha, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Tutelar, Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Neoenergia e Caesb também fazem parte da operação.
“Como ocorre nos mais diversos eventos coordenados pela SSP, nos reunimos com antecedência e preparamos uma série de medidas necessárias para que a população possa participar com tranquilidade dessa festa religiosa, que é tão importante para a cultura e economia de Planaltina e do DF. O evento envolve vários setores do governo e da iniciativa privada, dada a importância da ação”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Cidade Policia
A ação contará com a Cidade Policial, estrutura que vai abrigar viaturas e equipamentos e servirá como base para o efetivo que estará empregado no dia. Policiais militares estarão de prontidão no local a partir das 6h de sexta-feira (7).
Haverá um Comando Móvel da PMDF na Cidade Policial e outro nas proximidades do morro, onde ocorrerá a encenação. Os comandos terão central de rádio e monitoramento, com auxílio de imagens de drones para possíveis intervenções de segurança e melhor emprego do policiamento. Não será permitido o uso de drones particulares no espaço aéreo da celebração.
“O 14º Batalhão, responsável pela área, atuará com apoio de policiais de outras unidades policiais e também as especializadas da corporação, como os batalhões de Trânsito, Cavalaria, Aviação e Rural, BPCães e BPChoque”, informa o comandante do 14º Batalhão e coordenador da operação neste ano, tenente-coronel Marcelo Almeida.
Os policiais estão orientados a encaminhar crianças perdidas à Cidade Policial, onde haverá servidores do Conselho Tutelar, que poderão ajudar a encontrar os responsáveis pelos menores. “É importante que as crianças sejam identificadas antes de chegarem ao evento. No site da corporação, é possível imprimir uma carteirinha para incluir dados, como telefone e nome dos pais”, ressalta o comandante.