O número coloca Brasília entre os municípios brasileiros com a maior população em situação de rua, ocupando o 5º lugar na média nacional.
Atualmente, Brasília tem 7.129 pessoas vivendo em situação de rua. O número coloca a capital federal entre os municípios brasileiros com a maior população nesta condição, ocupando o 5º lugar no ranking nacional. As informações foram divulgadas pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, junto com o programa Polos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os dados são relativos ao mês de fevereiro de 2023. O estudo leva em consideração os números repassados pelas prefeituras ao Cadastro Único (CadÚnico), principal instrumento público de identificação da situação de pessoas de baixa renda. Além disso, os pesquisadores também levantaram informações de produções acadêmicas, ONGs e de organismos governamentais.
Em todo o país, segundo a pesquisa, há 206.044 pessoas em situação de rua registradas no CadÚnico. São Paulo é a cidade com o maior número, 52.226 pessoas. A capital paulista é seguida por Rio de Janeiro (12.752); Belo Horizonte (11.111) e Salvador (7.279).