A PCDF, por meio da 19ª DP, realizou, nesse domingo (7), a prisão de um homem, de 41 anos, conhecido como Lagartixa, procurado pela da prática de vários crimes, inclusive roubos ocorridos recentemente na tegião de Ceilândia. A ação se deu em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça.
Na última quarta-feira (3), o criminoso assaltou uma loja na QNP 19, em Ceilândia, na companhia de um comparsa, ainda não localizado. Durante a prática delitiva, os criminosos, agindo com bastante violência e com emprego de arma de fogo, subtraíram cerca de R$ 6 mil, em espécie e o cordão de ouro que estava no pescoço da vítima, além de outros pertences.
O mesmo criminoso teria, no dia 14 de abril deste ano, na companhia de um comparsa, entrado em uma residência na QNN 21, disfarçados de policiais civis, usando coletes e arma de fogo, para subtrair armas de fogo do morador que é atirador esportivo. Os envolvidos disseram à moradora e esposa do atirador que estavam cumprido um mandado de busca e apreensão no local.
Segundo o delegado-chefe da 19ª DP, Thiago Peralva, os criminosos subtraíram apenas um celular, pois não encontraram as armas de fogo que estavam escondidas debaixo de uma cama da residência. Durante a ação dos bandidos, os filhos menores do casal e a cunhada do atirador estavam no local. “Na delegacia, a cunhada dele testemunhou os fatos e reconheceu Lagartixa como sendo um dos participantes do ocorrido”, explica Peralva.
Outro crime grave também cometido por Lagartixa e que está sendo investigado pela equipe é de uma tentativa de homicídio no dia 21 de abril contra um homem morador da Expansão do Setor O. Durante a ação delituosa, Lagartixa ordenou para a vítima se ajoelhar na sua frente antes da execução, entretanto, ela conseguiu empreender fuga, porém o criminoso ainda efetuou dois disparos de arma de fogo para tentar matá-la.
“Vale a pena frisar que o criminoso ostenta extensa ficha criminal e ficou preso por cerca de 20 anos por diversos crimes, como roubos e homicídio, sendo liberado no Saidão e não mais retornou à prisão, motivo pelo qual foi expedido mandado de prisão pela Vara de Execuções Penais do DF, sendo cumprido na data de ontem”, esclarece o delegado.
Durante a sua captura, o criminoso ainda resistiu à prisão. O preso foi encaminhado para a carceragem da PCDF, onde se encontra à disposição da Justiça.
“Torna-se necessária a divulgação do nome do criminoso e de sua fotografia para que o mesmo seja identificado em outros crimes praticados, considerando ser um criminoso de alta periculosidade e que pode oferecer risco à segurança da comunidade, caso não permaneça no sistema prisional do DF”, finaliza Peralva.
As investigações prosseguem no sentido de localizar e prender os comparsas de Lagartixa e ainda, identificar outras possíveis vítimas desse criminoso.
Denúncias e ou informações poderão ser feitas por meio dos canais on-line da PCDF e do Disque-Denúncia (197).