A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do trabalho investigativo da 17ª Delegacia de Polícia, realizou, nesta terça-feira (20), ação conjunta com a Polícia Civil do Estado da Bahia— PCBA, que resultou na prisão de um rapaz, de 20 anos, acusado de ser o líder de uma célula baiana de facção criminosa oriunda do Estado do Rio de Janeiro.
As investigações apontaram que o envolvido liderava a facção carioca na região de Itaetê/BA, onde se envolveu em pelo menos sete homicídios decorrentes de uma guerra com uma facção paulista pelo domínio do tráfico de drogas.
“Além dos homicídios, o grupo atuava no tráfico de drogas e postava armas de fogo em redes sociais para intimidar os rivais”, destaca o delegado-chefe adjunto da 17ª DP, Thiago Boeing.
Após ter sua prisão preventiva decretada, o faccionado fugiu para o Distrito Federal, tendo passado por Taguatinga/DF e, posteriormente, ficou escondido em Valparaíso/GO.
Após intenso monitoramento por parte da PCBA, com a colaboração da PCDF, o homem foi localizado e preso nesta manhã. A prisão do criminoso contou com o apoio da Divisão de Operações Especiais – DOE/PCDF.
Durante a prisão, foram apreendidos os celulares utilizados para enviar ordens aos demais integrantes da facção. Os aparelhos serão remetidos à PCBA para análise e responsabilização de todos os integrantes do grupo.
Após as providências legais, o preso foi recolhido à carceragem da PCDF, onde se encontra à disposição do Poder Judiciário