Os brasilienses podem se preparar para o calor e a secura, nesta sexta-feira (4/8). Apesar da manhã ter registrado umidade relativa do ar de 85% e mínima de 7,9°C (em Planaltina), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que a percentagem pode cair para 15% à tarde, enquanto os termômetros podem marcar 31°C.
Nesse ritmo, há possibilidade da marca de menor umidade do ano, registrada ontem (16%) ser ultrapassada. Para o fim de semana, a previsão não indica mudanças
Meteorologista do Inmet, Kleber Souza destaca que a capital está em estado de alerta devido a umidade baixa. “Hidratar bastante e evitar atividades ao ar livre nas horas mais quentes do dia são cuidados necessários. Acredito que, a partir desta sexta-feira, vamos chegar sempre nesses valores baixos de umidade”, avalia o especialista.
Em razão da baixa umidade, que está variando entre 12% e 20%, o Inmet deverá emitir um alerta laranja para o DF. Segundo o órgão, a massa de ar seco pode provocar riscos de incêndios florestais, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de outros perigos à saúde.
O especialista também explica que a amplitude térmica, com temperaturas muito baixas e muito altas no mesmo dia, é comum nesta época do ano. “Tem a perda radioativa por conta das poucas nuvens durante o dia que favorece as noites frias, mas assim que o sol aparece, as temperaturas sobem”, ressalta Kleber.
O meteorologista comenta ainda que, a partir da metade da estação de inverno até o mês setembro, a temperatura máxima sobe e a umidade fica em queda. “Um sistema de alta pressão que favorece isso. Há o predomínio de uma massa de ar continental no centro do Brasil que atua como um bloqueio, não deixando chegar chuvas na região”, destaca.
No DF, o último registro de chuvas feito pelo Inmet foi em 17 de junho deste ano.