Quem depende do uso de ônibus para ir dos municípios do Entorno ao Distrito Federal vai pagar 15% a mais na tarifa das passagens. A mudança será adotada a partir de domingo (13/8). A justificativa para o aumento é o encarecimento de componentes essenciais ao serviço, como combustível, óleo lubrificante e pneus, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A ANTT argumenta que o acúmulo do IPCA, registrado em 16,43%, contribuiu para a necessidade de subida nos preços. “Além disso, as empresas enfrentam dificuldades para manter os acordos trabalhistas”, expõe a nota divulgada pela agência.
A justificativa inclui que os sistemas de transporte que atendem os moradores do entorno são mantidos pelos recursos da tarifa paga por passageiros. “Esse montante é utilizado para cobrir os gastos de operação, como manutenção, compra de veículos e folha de pagamento, entre outros”, defende.
Para a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiro (Anatrip) o reajuste de 15% é um alívio orçamentário. “O sistema semiurbano do DF/GO não tem nenhum tipo de subsídio governamental e a tarifa estava com defasagem de 40%, considerando a inflação acumulada nos últimos dois anos e o aumento dos insumos, como combustíveis, pneus, peças e chassis”, diz.