Os policiais militares do 27º Batalhão realizavam patrulhamento na região do Recanto das Emas quando foram abordados por cidadãos em via pública, por volta das 22h30, desta sexta-feira (20), que relataram uma atividade suspeita em uma chácara nas proximidades, localizada no Núcleo Rural Monjolo.
Segundo as informações recebidas, várias pessoas estavam queimando cabos pertencentes às companhias telefônicas para extrair cobre.
Além disso, foi informado que o grupo estava utilizando uma Kombi branca com uma escada no teto, um Peugeot branco com um reboque e um terceiro veículo preto. Com base nessas informações, os policiais se dirigiram ao local para verificar a situação.
Ao chegarem à altura da quadra 605, os policiais avistaram a Kombi branca seguida do Peugeot branco com reboque. Ambos os veículos foram abordados, contendo dois indivíduos na Kombi e mais três no Peugeot.
Durante a abordagem, uma grande quantidade de cabos de telecomunicações foi encontrada dentro dos dois veículos. Um dos suspeitos conseguiu escapar para o mato, deixando para trás seu documento de identificação.
Ao questionar os indivíduos abordados sobre a origem dos cabos, eles não souberam fornecer informações precisas e alegaram apenas trabalhar para o homem que havia fugido.
Dentro da chácara, foi descoberto em um cômodo da casa, uma grande quantidade de cobre recém queimados.
Nos fundos da residência, haviam vários pedaços de revestimentos plásticos que serviam para cobrir o cobre.
Além disso, foram encontrados vestígios de materiais plásticos queimados em uma espécie de fogueira.
Todos os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à 27ª Delegacia de Polícia para as devidas providências.