A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, desde quinta-feira (19) até esta sexta-feira (27), a Operação Segurança Viária – Duas Rodas, na qual são fiscalizadas motocicletas e seus usuários, com o principal objetivo de reduzir a letalidade dos acidentes de trânsito. As atividades foram desenvolvidas nas rodovias BR 020, BR 040 e BR 070, abrangendo os trechos de Sobradinho, Planaltina, Santa Maria e Ceilândia no DF, assim como Valparaíso de Goiás. Foram mais de 630 motocicletas fiscalizadas, sendo que uma delas apresentava R$ 287 mil em débito de infrações.
Com um reforço no efetivo de policiais, nos dois primeiros dias (19 e 20), a Operação registrou a fiscalização de 648 veículos e 702 pessoas. Destas motocicletas, 106 foram recolhidas por irregularidades, sendo 02 com adulteração de sinais identificadores. Uma das motocicletas recolhidas, modelo Suzuki GSR 125, foi abordada na BR 070, na tarde do dia 19 (quinta-feira), com R$ 287 mil de débito de infrações. Ao todo, são 681 multas recebidas. O terceiro e último dia ainda está acontecendo nesta sexta-feira (27), onde as abordagens são realizadas na BR 020, em Sobradinho (DF), motivo pelo qual os resultados da Operação ainda estão sendo atualizados.
Conforme pesquisas recentes, no primeiro semestre de 2022, o número de frota de motos licenciadas no país (636.565)aumentou 32% em relação ao mesmo período de 2021 — o melhor desempenho desde 2015, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.
Em consequência, tal aumento tem sido acompanhado pela alta nos índices de acidentes e infrações envolvendo motocicletas, de modo que, a maioria destes acidentes e infrações são causados por fatores humanos, tais como imprudência, desrespeito à legislação, falta de habilitação para conduzir e o uso inadequado de equipamentos de segurança.
A motocicleta, quando conduzida por pessoas sem as habilidades adquiridas no processo de habilitação de condutor, bem como sem observância de requisitos básicos de segurança consolidados na legislação de trânsito, constitui um risco não só para o condutor como também para todos os usuários da via.