No último dia 8 de dezembro, sexta-feira, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a “Operação Álcool Zero” na região de Ceilândia, com o objetivo de coibir infrações no trânsito, especialmente aquelas relacionadas ao consumo de álcool por condutores.
Durante o período das 15:00 às 03:00, as equipes, em conjunto com o 8° Batalhão de Polícia Militar e o Batalhão de Policiamento com Cães, abordaram 160 veículos e 12 pessoas. A ação contou com a participação do Grupamento de Operações de Trânsito (GOT), que desempenhou papel fundamental na fiscalização.
O relatório da operação destaca a prisão em flagrante de um condutor, cuja natureza do delito foi enquadrada como “embriaguez ao volante”. Além disso, foram registradas diversas infrações, totalizando 34 casos de alcoolemia, sendo 33 recusas e 1 configuração de crime.
As infrações também incluíram 5 casos de CNH vencida, 68 de uso do celular durante a condução, 5 veículos não licenciados, 3 condutores inabilitados, além de 4 ocorrências diversas.
Ao todo, foram emitidos 119 autos de infração eletrônicos durante a operação, que contou com a participação ativa da equipe do GOT “B”, BPCães e o GTOP28.
Em paralelo a essa ação, uma matéria jornalística divulgada pela mídia denunciou um bar em Ceilândia onde, segundo relatos, mulheres estavam seminuas. O contexto da reportagem indica a necessidade de maior vigilância nas áreas abordadas pela operação, destacando a importância de ações conjuntas entre a polícia e a comunidade para manter a ordem e segurança pública na região.