Na tarde de segunda-feira (5), a aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o Sentinela, realizou mais um transporte de coração para a realização de transplante no Distrito Federal. Esse foi o segundo coração transportado pela equipe da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) neste ano.
O órgão, oriundo da cidade de Campo Grande-MS, foi transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e chegou em Brasília por volta de 17h, no Pátio Militar do Aeroporto Internacional. A aeronave Sentinela, composta pelo piloto Ricardo de Oliveira Timóteo, pelo copiloto, Ramon da Silva Chagas e pelo operador aerotático, Fernando Avelar, realizou o traslado entre o Aeroporto e o Hospital das Forças Armadas (HFA).
A parceria entre Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes existe há nove anos, garantindo a agilidade necessária para o transporte de órgãos, indispensável ao aproveitamento nos transplantes realizados no Distrito Federal.
Balanço
Desde 2015, foram transportados 58 corações pelo Detran-DF e, destes, 11 aconteceram em 2023 e dois neste ano de 2024. São muitas vidas salvas com a colaboração da Autarquia, que não tem medido esforços tanto em ações terrestres quanto aéreas.