A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por meio da 31ª DP, deflagrou a Operação Cobre Legal II, na última terça-feira (27), para combater uma série de furtos de cabo de transmissão, ocorridos neste mês, na região do Arapoangas. Os agentes empreenderam diligências extensivas, entrevistas de testemunhas, análise de sistemas, além de cooperação com outras agências de segurança.
Em três dias de investigações ininterruptas, os agentes identificaram e apreenderam o veículo utilizado no crime: um Fiat Uno Way prata, ocupado por dois indivíduos que vestiam trajes típicos de técnicos de manutenção.
A perseguição aos infratores resultou na prisão em flagrante de dois homens, por furto qualificado e contou com o apoio da equipe da Polícia Rodoviária Federal – PRF, de Santa Maria.
Os agentes recuperaram cerca de duas toneladas de cabos de transmissão, avaliados em mais de R$ 150 mil, após localizarem o esconderijo da mercadoria subtraída, na cidade de Luziania/GO e chamada pela associação criminosa como “base”.
A ação destaca o compromisso da PCDF no combate ao crime e na excelência da investigação. O furto de cabos de transmissão é um crime que causa prejuízos significativos para empresas de telecomunicações e fornecedores de energia, afetando diretamente a vida dos cidadãos.
Em janeiro de 2024, a Neoenergia Brasília registrou um prejuízo material de R$ 181 mil devido a esse crime, com 54 ocorrências reportadas. No mesmo período, foram registrados 464 casos de furto de cabos de transmissão em Brasília, evidenciando a recorrência desse tipo de delito em nossa região.