A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 4ª Delegacia de Polícia (DP), deflagrou, na tarde de ontem (13) a Operação Hund, que significa cachorro em alemão. .
A ação visou combater o crime de maus-tratos a animais na região do Guará-DF. Cerca de 22 cachorros, que estavam em situação de abandono e maustratos, foram resgatados e o morador da residência preso em flagrante e conduzido à carceragem da PCDF.
A operação ocorreu após investigação que possibilitou identificar o criminoso, tratando-se do morador, de 42 anos, responsável por manter os8 animais na própria residência, localizada no SRIA II, QE 15 do Guará-DF. Com base em provas coletadas durante a investigação, a equipe da 4ª DP representou por medida cautelar de busca e apreensão na residência do autor, que foi autorizada pela Vara Criminal do Guará.
A ação foi cumprida na tarde de ontem, com o apoio da equipe de peritos criminais da PCDF e da Zoonose da Secretaria de Saúde do DF. Os cachorros resgatados estavam em estado precário, com sinais de desnutrição, desidratação e doenças. Os animais serão encaminhados à Zoonose para avaliação e tratamento necessário. Também foram apreendidos no local vários objetos que comprovam os maus-tratos, como coleiras em péssimo estado e potes de água sujos. O autor foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, previsto no Art. 32, §1º-A, da Lei dos Crimes Ambientais, cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda de animais.
A PCDF reforça seu compromisso com a proteção dos animais e repudia qualquer tipo de violência contra eles. A PCDF agradece a colaboração da população e incentiva a realização de denúncias anônimas pelo telefone 197. Lembre-se: Denunciar maus-tratos a animais é fundamental para garantir a proteção dos animais e punir os responsáveis por crimes contra eles. A PCDF garante o sigilo das denúncias.