Uma ação realizada para reprimir maus tratos a animais em Ceilândia. Assim foi a Operação São Francisco, deflagrada na segunda-feira (27/5), pela 15a DP.
Foram apuradas 17 denúncias anônimas de maus tratos a animais. De acordo com a delegacia, havia abandono de cachorros em lotes após a mudança dos donos e a manutenção de animais em locais impróprios ou com falta de higiene e asseio.
A ação resultou no resgate de três cachorros que estavam presos em uma casinha pelo tutor. O homem, que ja foi investigado, havia se comprometido a melhorar as condições de vida dos animais. Os cachorros, entretanto, ainda eram mantido em condições inadequadas e estavam desnutridos.
Os três animais foram apreendidos e deixado aos cuidados de um protetor. O tutor dos animais, ainda não localizado, foi indiciado por três crimes de maus tratos a animais. O delito, quando envolve gatos e cães, possui pena de 2 a 5 anos de reclusão por cada animal, além de multa e proibição da guarda. No caso de outros animais, a pena prevista é de 3 meses a 1 ano e multa