Em mais uma ação de combate à violência contra a mulher, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Seção de Atendimento à Mulher (SAM) da 6ª Delegacia de Polícia, prendeu na manhã desta sexta-feira (7), um homem, de 22 anos foragido por descumprimento de medidas protetivas de urgência.
Em setembro de 2023, o investigado foi preso em flagrante pela Lei Maria da Penha, porém, após audiência de custódia, ele foi liberado e monitorado por tornozeleira eletrônica, evidenciando a preocupação da instituição com o acompanhamento contínuo dos casos.
Em 4 de novembro do mesmo ano, o homem violou o domicílio da vítima e foi preso novamente em flagrante, reforçando a postura firme da PCDF em proteger as vítimas e punir os agressores.
Novamente, obteve liberdade provisória com monitoramento eletrônico, como solução alternativa decretada pela justiça. No dia 6 de novembro, violou a área de exclusão da tornozeleira, levando o Ministério Público a solicitar sua prisão preventiva, evidenciando a colaboração entre os órgãos na busca por justiça. Ciente do mandado de prisão, o homem retirou a tornozeleira e fugiu, sendo capturado nesta manhã, na cidade de Marajó, em Goiás.O preso foi submetido aos procedimentos legais na sede da delegacia e, após, foi recolhido à carceragem da PCDF, onde permanece à disposição da Justiça.
A PCDF reitera seu compromisso com a proteção das mulheres vítimas de violência e o cumprimento das medidas protetivas e seu papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres.
A instituição destaca a importância da denúncia de casos de violência doméstica e familiar para garantir a segurança das vítimas, incentivando a população a buscar ajuda.