Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/CORF/DPE), deflagrou a Operação Bad Bots, visando cessar atividade criminosa praticada contra uma plataforma on-line de classificados.
Foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um homem, de 53 anos, responsável por criar contas falsas na plataforma, por meio de softwares automatizados, e vender de forma indevida impulsionamento de anúncios dos usuários.
A empresa explicou que tem como política mostrar no topo de cada categoria de produtos as publicações mais recentes dos usuários e com isso, dar maior visibilidade ao anúncio.
Acontece que o investigado criou um mecanismo de “BotAds” que impulsiona anúncios por meio de contas falsas e mantém publicações em evidência, sem o devido pagamento à plataforma.
Os serviços eram vendidos em canais de uma plataforma de compartilhamento de vídeos e ostentavam, sem a devida autorização, a marca da empresa vítima.
Como se não bastasse, o investigado oferecia mentoria para ensinar a atividade ilícita aos interessados. Foram identificados mais de 1,5 milhão de anúncios impulsionados indevidamente, o que geraram prejuízo de cerca de R$ 18 milhões à plataforma.
O investigado pode responder pelos crimes contra registro de marca e de concorrência desleal previstos na Lei 9.279/1996.