Policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM) e do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) prenderam os autores de um roubo ocorrido na tarde desta quinta-feira (20), em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Itapoã. Na ação, os criminosos levaram celulares de pacientes e servidores, além da arma de um dos vigilantes.
Por volta das 15h, dois homens armados invadiram a UBS e renderam funcionários e pacientes. Eles roubaram a arma do vigilante e os celulares das vítimas. Os assaltantes fugiram do local em um VW/Polo vermelho. A PMDF foi acionada em seguida e iniciou as buscas pelos envolvidos.
Equipes do serviço de inteligência da PMDF tiveram acesso às imagens das câmeras de segurança da UBS que registraram o roubo e a fuga. Também foi possível rastrear o veículo utilizado na ação criminosa. Por volta das 17h, o veículo foi avistado na DF-095 (Via Estrutural). Equipes do Grupo Tático Operacional do 20º BPM (Gtop 40) e do PATAMO avistaram o veículo na pista oposta. Os policiais realizaram o retorno e começaram a acompanhar o veículo.
Durante a perseguição, os fugitivos arremessaram alguns celulares pela janela do veículo. Eles entraram na Cidade Estrutural e tentaram fugir a pé, mas foram seguidos e detidos pelos policiais. Os smartphones recuperados foram identificados como pertencentes às vítimas do roubo.
Durante a abordagem, os detidos informaram que estavam se dirigindo ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) no SIA, pois cumpriam pena no regime semi-aberto. Dois deles foram reconhecidos como participantes do roubo na UBS e um deles confessou que a arma roubada do vigilante e outros smartphones das vítimas estavam em uma residência no Paranoá.
Os policiais se dirigiram à casa indicada e encontraram uma mulher que era irmã de um dos detidos. No imóvel, foram localizados os smartphones das vítimas, a arma roubada do vigilante, um revólver calibre 38 e a arma utilizada no crime, outro revólver calibre 38.
A mulher que estava no veículo utilizado no momento do crime também foi localizada. Todos os envolvidos no roubo foram conduzidos à 6ª Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência.