Na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto de 2024, por volta das 13h, uma equipe do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi acionada para atender a uma grave ocorrência de cárcere privado em uma escola de Planaltina. Um aluno de 15 anos, armado com uma faca, mantinha uma professora da Escola Classe 16 como refém, impedindo-a de sair da sala de aula.
Diante da situação crítica, foi solicitado apoio ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) por meio da operação Gerente, para conduzir as negociações. O Corpo de Bombeiros também foi chamado ao local.
Após um período tenso de negociações, em que todos os esforços eram direcionados para garantir a integridade da professora, uma oportunidade de desarmar o jovem surgiu. Durante a negociação, foi oferecida água ao menor, que concordou em compartilhar a bebida com a professora. No momento em que ele se distraiu para oferecer a água, a professora aproveitou para dar um tapa na faca, fazendo com que a arma caísse no chão.
Com a faca fora das mãos do agressor, os policiais e bombeiros entraram rapidamente na sala, rendendo o menor e resgatando a professora. A vítima sofreu apenas pequenas lesões no rosto e no pescoço, e foi prontamente atendida, ainda em estado de choque.
O menor foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), junto com as facas que eles portava, para os procedimentos legais. A professora também compareceu à delegacia para prestar depoimento