A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em uma operação conjunta com a Neoenergia e a Administração Regional da Estrutural, desmantelou na última terça-feira (10/9) um esquema de furto de energia na região do Setor de Inflamáveis. Dois estabelecimentos comerciais, que funcionavam como verdadeiros “ferros-velhos”, foram fechados e um homem de 39 anos e uma mulher de 50 foram presos em flagrante.
De acordo com a PCDF, as investigações apontaram que os suspeitos estavam furtando energia elétrica de forma clandestina para alimentar seus próprios estabelecimentos, incluindo um supermercado. Além disso, os locais serviam como ponto de receptação de cabos de cobre e fibra óptica, subtraídos de empresas de telecomunicação e da concessionária de energia.
A operação, denominada Cyprus, apreendeu diversos segmentos de fios de cobre e de fibra óptica, além de identificar instalações elétricas precárias que colocavam em risco a vida das pessoas e aumentavam o risco de incêndios.
É importante destacar que o furto de energia gera um impacto direto na conta de luz de todos os consumidores, já que o valor referente ao consumo não registrado é repassado para os demais usuários