O Distrito Federal amanheceu mais um dia sob o sol forte e com baixa umidade nesta sexta-feira (13/9). A seca, que já dura 143 dias consecutivos, coloca a região em estado de alerta e a coloca entre as três maiores estiagens da história.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve chegar a níveis críticos, abaixo de 15%, o que pode causar diversos problemas à saúde. Além disso, as temperaturas devem continuar elevadas, com previsão de máxima de 33°C em algumas regiões.
A falta de chuva tem causado diversos problemas, como o aumento de incêndios florestais, a redução dos níveis dos reservatórios e a intensificação da poluição do ar.
As autoridades alertam para a necessidade de economizar água e tomar medidas para evitar incêndios. A população deve se proteger dos efeitos da seca, como usar protetor solar, beber bastante água e evitar atividades físicas ao ar livre nos horários de maior intensidade solar.
A previsão é que a situação continue crítica nos próximos dias, e a população deve estar preparada para enfrentar os desafios da estiagem