A 1ª Delegacia de Polícia desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes na contratação de empréstimos em instituições financeiras, com a prisão de seis integrantes do núcleo principal do esquema.
As investigações tiveram início em março de 2023, quando um idoso registrou uma ocorrência informando que um terreno de sua propriedade, localizado no Park Way e avaliado em cerca de 20 milhões de reais, havia sido utilizado como garantia, com documentos falsos, para a contratação de um empréstimo de 5 milhões de reais em um banco.
Os investigadores descobriram um esquema no qual criminosos abriam empresas de fachada e contratavam empréstimos fraudulentos. O grupo chegou a manter, durante meses, o pagamento de parcelas de alguns empréstimos em dia, com a finalidade de aumentar o score de crédito junto aos bancos, permitindo a aprovação de financiamentos de vultosas quantias. Foi então que, com a utilização de laranjas e criminosos infiltrados em cartórios, falsificaram a escritura do terreno e realizaram o empréstimo com garantia real.
O valor foi depositado em uma conta indicada pelos criminosos e, em menos de 10 minutos, foi pulverizado em contas de mais de 20 pessoas, todas laranjas. Restou comprovado que, do total, três dos criminosos ficaram, cada um, com a importância de 1,3 milhão de reais.
O restante do dinheiro foi utilizado para pagar os demais envolvidos no golpe, que auxiliaram na sua execução.
Foi verificado que o grupo mantinha a prática há meses, o que justificou a decretação da prisão preventiva do núcleo principal.
A denúncia foi recebida pelo Judiciário e, na última semana, os seis mandados de prisão expedidos foram cumpridos