A Polícia Militar do Distrito Federal manteve alta produtividade na fiscalização de trânsito em todo o Distrito Federal durante o mês de setembro de 2024. Dados divulgados pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) mostram um aumento no número de condutores flagrados dirigindo enquanto manuseavam celulares e sem o uso do cinto de segurança.
Ao longo do mês de setembro foram emitidas 5.285 notificações por uso de celular ao dirigir, representando um aumento de quase 9% em relação ao mês anterior. O número é bastante expressivo e preocupante, uma vez que essa infração está entre as principais causas de acidentes de trânsito.
Outro dado que permanece elevado é o de casos de embriaguez ao volante. Foram flagrados 967 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, sendo que 39 deles foram presos por apresentarem concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue, ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, conforme previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Durante as fiscalizações de trânsito a PMDF apreendeu 8 armas de fogo e 202 munições. Além disso, foram emitidas 4.340 notificações por deixar de utilizar o cinto de segurança, e 477 motoristas foram flagrados dirigindo sem possuir habilitação.
A PMDF continuará reforçando a fiscalização nas vias de todo o DF, com o compromisso de promover a segurança no trânsito, proteger vidas e garantir o cumprimento das leis de trânsito