Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 21/11, a Polícia Civil do DF (PCDF), por intermédio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), deflagrou a Operação Extortio, na cidade de Belo Horizonte/MG, na qual foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um homem que extorquia uma adolescente do DF (à época com 15 anos de idade), solicitando dinheiro a fim de não espalhar suas fotos íntimas na Internet. O
MBA foi deferido pela Vara Criminal do Guará, após quase um ano de investigações cibernéticas conduzidas pela DPCA, que conseguiram descobrir o endereço de onde o autor realizava as extorsões.
Nos exames periciais realizados in loco, foram encontradas as fotos da vítima ainda armazenadas no computador do suspeito.
Diante disso, ele foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de pedopornografia. Além disso, com o encontro destas provas, aliadas às demais já produzidas, será indiciado também pelo crime de extorsão no Inquérito Policial iniciado pela DPCA, no qual o mandado de busca foi deferido.
O autor foi encaminhado à DPCA da Polícia Civil de MG, onde estão sendo adotadas as formalidades legais de sua prisão. Se condenado, por ambos os crimes, sua pena será de cinco a 14 anos de prisão.
O mandado foi cumprido em Belo Horizonte por equipe da DPCA/PCDF, a qual contou com o valoroso apoio local da DPCA/PCMG.