Em mais uma ação contra o crime ambiental, o Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) do BPMA da Polícia Militar do Distrito Federal prendeu em flagrante três indivíduos na tarde deste Domingo (29), no bairro de Fátima, em Planaltina. A equipe, durante patrulhamento de rotina em área rural, avistou os suspeitos portando gaiolas com pássaros da espécie Coleiro Baiano, popularmente conhecida por seu canto melodioso.
Ao serem abordados, os indivíduos não apresentaram nenhuma documentação que autorizasse a criação das aves em cativeiro, conforme exigido pela legislação ambiental. Em depoimento, confessaram que estavam na região com a intenção de capturar outros pássaros da mesma espécie.
Diante da gravidade da situação, os policiais militares confeccionaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) para cada um dos envolvidos, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). As aves e as gaiolas foram apreendidas e encaminhadas ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) para posterior entrega ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde receberão os cuidados veterinários necessários e, se possível, serão reintroduzidas em seu habitat natural.