PCDF desarticula associação de peruanos especializada em furtos

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 26ª DP (Samambaia Norte), deflagrou a Operação “Las Porky’s”, que resultou na prisão preventiva de dois homens, com idades de 27 e 37 anos, e uma mulher de 35 anos – todos do Peru, apontados como integrantes de uma associação criminosa especializada em furtos.

O grupo tinha como principal foco de atuação furtos no interior de transporte coletivo urbano, como ônibus e metrô. Para executar os crimes, utilizavam uma tática de distração: trombavam nas vítimas enquanto subtraíam seus celulares de maneira ágil e discreta.

  • Além disso, para dificultar sua identificação pelas autoridades, mudavam constantemente de país e de estado.

 

No Distrito Federal, os suspeitos já foram localizados em regiões como Vicente Pires, Samambaia e Ceilândia. As investigações apontam que os integrantes da associação possuem um extenso histórico de práticas ilícitas, incluindo furtos dentro de transportes coletivos no Peru. Reportagens peruanas divulgaram prisões de um dos envolvidos em 2021 e 2023, mencionando sua ligação com a associação criminosa conhecida como “Las Porky’s de Villa el Salvador.” No Brasil, os suspeitos acumulam registros policiais e são procurados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Há ocorrências de furtos no Rio de Janeiro, onde um mandado de prisão foi expedido contra eles em 12 de dezembro de 2024.

Em São Paulo, a mulher foi condenada e teve decretada sua expulsão do território nacional. Além disso, informações levantadas indicam que o casal possui dois filhos menores, conforme registro de uma ocorrência de abandono de incapaz no Rio de Janeiro.

Esse fato evidencia um padrão de conduta negligente e ilícita por parte dos suspeitos. No momento da prisão, os suspeitos estavam de posse de mais de 10 celulares furtados, motivo pelo qual foram autuados em flagrante. Diligências seguem em andamento para identificar as vítimas desses crimes e vincular os bens apreendidos aos seus respectivos proprietários.

Os envolvidos responderão pelos crimes de associação criminosa e furtos, que juntos podem acarretar penas superiores a uma década de reclusão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat