A Polícia Militar do Distrito Federal por meio da equipe do Grupo Tático Operacional do 1º Batalhão (GTOP 21) realizou nos dias 17 e 18 de abril de 2025 uma série de prisões estratégicas que resultaram no cumprimento de seis mandados de prisão no centro da capital. Os detidos, todos homens com idades entre 22 e 51 anos, circulavam livremente pelas ruas da cidade mesmo com extensa ficha criminal e mandados judiciais em aberto.
Entre os presos está um autor de 51 anos, capturado no Setor Comercial Sul, foragido desde 10 de março de 2025, que não retornou ao sistema prisional após liberação para trabalho externo. Com extensa ficha por crimes como estupro, tentativa de homicídio, furto e violência doméstica (Lei 11.340), ele foi o responsável por um caso de grande repercussão no Distrito Federal em 2023, ao esfaquear o filho da ex-namorada em Sobradinho. A prisão deste autor foi possível graças ao patrulhamento intensivo da PMDF em áreas sensíveis do centro da cidade.
As demais capturas ocorreram em pontos distintos como a CLS 107, SBS, Posto da Torre e Vila Telebrasília, totalizando seis mandados cumpridos. Os autores, com idades de 22, 23, 28, 31, 34 e 51 anos, respondiam por crimes como roubo qualificado, tráfico de entorpecentes, furto, violência doméstica e evasão do sistema prisional. Todos foram conduzidos à 1ª e à 5ª Delegacia de Polícia, onde ficaram à disposição do Judiciário. A ação reforça o compromisso da PMDF em promover segurança à população, retirando das ruas indivíduos de alta periculosidade.