A Polícia Militar (PMDF) retirou uma grande quantidade de armas de fogo das ruas nos últimos dias. Um total de 29 armas foram apreendidas entre 19h do dia 15 e 6h da manhã do dia 19 de maio. As apreensões ocorreram durante patrulhamentos, abordagens e operações táticas realizadas em diversas regiões do DF e do entorno.
A apreensão de armas de fogo é uma prioridade constante da Corporação, uma vez que esses artefatos estão frequentemente associados à prática de crimes graves, como ameaças, roubos, tentativas de homicídio, homicídios, latrocínios e até feminicídios.
Entre o armamento retirado de circulação estão revólveres, pistolas, escopetas, carabinas e garruchas, além de grande quantidade de munições de diversos calibres, carregadores e acessórios. As apreensões aconteceram em Ceilândia, São Sebastião, Paranoá, Sobradinho, Recanto das Emas, Samambaia e, principalmente, Santa Maria, onde uma única ocorrência resultou na apreensão de oito armas de fogo. Além das armas, diversos criminosos foram presos por porte ilegal, tráfico de drogas e outros delitos.
O trabalho da PMDF é potencializado pelo uso de tecnologia, integração entre unidades operacionais e ações de inteligência, que permitem o mapeamento de áreas críticas e o direcionamento mais eficiente do policiamento. Mas os resultados expressivos também refletem o empenho e a proatividade das equipes que atuam de forma ininterrupta, 24 horas por dia.
As ações continuam em andamento e novas operações já estão sendo planejadas, com o objetivo de intensificar o combate ao porte ilegal de armas de fogo, reduzir os índices de criminalidade e reforçar a segurança da população do Distrito Federal.