Queimadas devastam mais de 110 hectares de vegetação em área rural no DF

Queimadas devastam mais de 110 hectares de vegetação em área rural no DF

 

Uma extensa área de vegetação no Núcleo Rural Tamanduá, no Lago Norte, foi consumida pelo fogo em uma série de incêndios ocorridos entre a última sexta-feira (15) e esta segunda-feira (18). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu a 18 focos de incêndio diferentes na região, totalizando uma área queimada de aproximadamente 111 hectares.

 

Durante um dos incêndios, ocorrido no domingo (17), as chamas chegaram a atingir e danificar uma edificação e uma embarcação que estavam na propriedade. Felizmente, o CBMDF informou que não houve registro de vítimas em nenhuma das ocorrências.

 

O período mais crítico foi o fim de semana, com sete focos de incêndio combatidos no domingo e outros seis no sábado. Os bombeiros enfrentaram condições difíceis na área, que possui uma mata de pinheiros, com grande volume de fumaça e chamas intensas.

 

O CBMDF explicou que é comum a ocorrência de novos focos em uma mesma área de mata após um incêndio inicial. Isso acontece porque, mesmo depois que as chamas principais são apagadas, materiais como troncos de árvores maiores podem continuar queimando como brasas. Esses “pontos quentes” podem ser reacendidos pelo vento, gerando novas chamadas.

 

As causas que deram início à série de incêndios ainda são desconhecidas. A corporação informou que segue monitorando a região do Núcleo Rural Tamanduá devido ao risco de novos focos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Open chat