PCDF deflagra Operação Cold Fraud e prende integrantes de organização criminosa especializada em estelionatos
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª Delegacia de Polícia, deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a Operação Cold Fraud, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a uma organização criminosa especializada em estelionatos por meio da fraude na venda de eletrodomésticos — em especial geladeiras — instalada em São Sebastião, mas com atuação em todo o DF.
As investigações, iniciadas em janeiro de 2025, revelaram que o grupo operava de forma estruturada e contínua desde 2024, havendo, inclusive, relação de parentesco entre alguns dos integrantes. Até o momento, cinco ocorrências foram formalmente apuradas nas 15ª, 30ª, 29ª, 9ª e 5ª DPs, com vítimas residentes em Ceilândia, Vicente Pires, Arniqueiras, Lago Norte e Jardim Botânico. Nos golpes já identificados, o lucro ilícito ultrapassa R$ 16 mil.
O grupo anunciava geladeiras, televisores e máquinas de lavar em plataformas online como OLX e Facebook Marketplace, utilizando perfis falsos para atrair compradores. Após negociação, os criminosos agiam de duas formas: • Entrega de produtos defeituosos: realizavam a entrega do eletrodoméstico, que em poucas horas ou dias apresentava defeito. Em seguida, sob a falsa alegação de troca ou conserto, retornavam à residência da vítima, recolhiam o item e desapareciam, ficando com o produto e com o valor pago. •
Não entrega da mercadoria: em outros casos, após receberem o pagamento antecipado, não realizavam a entrega do produto anunciado e simplesmente desapareciam. A operação desta quinta-feira representa mais uma etapa no combate da PCDF a crimes patrimoniais praticados de forma organizada e estruturada, que afetam diretamente consumidores de diferentes regiões do Distrito Federal.