PCDF deflagra operação wheel e desarticula grupo que financiava tráfico com furtos de veículos
Nesta terça-feira (6), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou a Operação Wheel. A ação, que teve o objetivo de combater a prática de furtos em interior de veículos e crimes conexos, resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, duas prisões em flagrante e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar
. As investigações identificaram a atuação de um grupo criminoso estruturado, composto por quatro indivíduos, com divisão de tarefas, atuação reiterada durante a madrugada e emprego de veículos para deslocamento e execução das ações criminosas. O grupo é investigado pela prática sistemática de furtos de estepes, ferramentas e acessórios automotivos, ocorridos principalmente nas regiões administrativas de Águas Claras e Taguatinga, no Distrito Federal.
De acordo com as apurações, o dinheiro obtido com a venda dos bens furtados era utilizado para a aquisição de drogas, posteriormente comercializadas na região de Ceilândia/DF, caracterizando um ciclo criminoso integrado, no qual os crimes patrimoniais financiavam diretamente o tráfico de entorpecentes. As medidas judiciais foram cumpridas em endereços localizados em Ceilândia/DF.
Durante o cumprimento dos mandados de busca, a ação policial resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos pelo crime de tráfico de drogas, após a localização de substâncias entorpecentes e outros elementos característicos da traficância.
No curso das diligências, foram apreendidos diversos bens, incluindo porções de drogas (maconha e haxixe), dinheiro em espécie, balanças de precisão, aparelhos celulares, veículos e uma motocicleta encontrada em poder dos autores, além de outros objetos de interesse investigativo, todos devidamente arrecadados e encaminhados aos procedimentos legais e periciais cabíveis.
As apurações apontaram, ainda, que o grupo contava, à época dos fatos, com a participação de um adolescente, atualmente apreendido por envolvimento em crime de homicídio, circunstância que reforça o grau de periculosidade e a complexidade da organização criminosa investigada.
Operação Wheel teve a finalidade interromper o fluxo financeiro do crime, desarticulando tanto a cadeia de furtos de veículos quanto o tráfico de drogas, além de retirar de circulação integrantes do grupo e fortalecer a produção de provas para o aprofundamento das investigações que seguem em andamento.
