Entre 2019 e 2021, 27 veículos foram roubados ou furtados por dia no Distrito Federal. Os dados são da pesquisa realizada pela plataforma Hellosafe e divulgados nessa quarta-feira (18/5). Durante o período, 30.140 carros foram subtraídos na capital federal
Os dados utilizados na pesquisa foram retirados das bases de dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e pedidos via Lei de Acesso à Informação. Como veículo, a plataforma considerou carros, motos, caminhões, entre outros.
Vítima de furto, em outubro de 2020, o vendedor Jonatan Gabriel Bertini, 36 anos, perdeu sua moto quando estacionou próximo ao Conic, na região central de Brasília, e ficou 12 minutos para ir à agência do Na Hora, localizada na Rodoviária do Plano Piloto.
“Tinha agendado um serviço no Na Hora, no dia anterior, mas estava sem sistema. Falaram para eu voltar no dia seguinte a qualquer horário. Como não precisava agendar, foi muito rápido”, disse.
O vendedor conta ter saído da moto às 10h50 e, quando retornou ao estacionamento, às 11h02, o veículo não estava mais lá. “Cheguei no lugar que tinha parado e já tinha um carro estacionado no lugar. Dei uma volta para verificar, mas tive certeza de que ela tinha sido furtada”, relata.
Ele registrou boletim de ocorrência e estava tranquilo, pois poderia acionar o seguro da moto e receber o valor da moto dentro de 30 dias.
O DF ocupa a posição nona posição no ranking nacional durante os triênio. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais compõem o pódio, com 347 mil, 132 mil e 85 mil casos respectivamente.
Tanto na categoria de furtos, quanto de roubos, os números dos crimes na capital federal caíram durante o período