Cerca de 200 agentes da Vigilância Ambiental vão vistoriar as residências em Sobradinho, neste sábado (19/11), em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Esta é uma das diversas ações do GDF para o combate à dengue na região. Segundo o GDF, os agentes também pretendem fazer uma varredura nas ruas para retirada de entulhos.
Para reforçar a educação contra a doença, a população também poderá assistir a um teatro educativo sobre a dengue no ginásio de esportes de Sobradinho, onde serão ofertados outros serviços.
A ação é organizada pelas secretarias de Saúde e de Governo. No entanto, há envolvimento de outros órgãos, como a Administração Regional de Sobradinho, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública, o DF Legal, a Secretaria de Educação e o Serviço de Limpeza Urbana.
Sobradinho é a região administrativa com a maior taxa de incidência registrada acumulada no ano, com cerca de 3,5% de pessoas contaminadas.
“Tem sido a única região administrativa, nas últimas semanas, que continua com média incidência de casos de dengue, enquanto as demais têm diminuído”, explica Cristina Soares, chefe da Assessoria de Mobilização e Prevenção das Endemias.
Segundo o último boletim epidemiológico, só neste ano, a cidade registrou 2.496 casos prováveis de dengue.
“É a única que persiste o número de casos autóctones, ou seja, em que a doença é adquirida no local em que a pessoa contaminada vive”, acrescenta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins. “Queremos realizar uma grande mobilização principalmente para alertar que o perigo maior pode estar dentro da casa das pessoas”.
Segundo ele, 97% dos focos do mosquito estão na área interna das residências.
A mobilização faz parte do Dia D Nacional de Combate à Dengue, estabelecido pelo Ministério da Saúde no penúltimo sábado de novembro. A Secretaria de Saúde vai aproveitar o evento para oferecer vacinação antirrábica, contra covid-19 e influenza no local.